sábado, 8 de setembro de 2012

O Discurso do Rei





Depois de uns dias de férias o blog "Os Filmes de Frederico Daniel" está de volta com a análise do filme "O Discurso do Rei" (título nacional) que nos mostra a história do Rei George VI (Colin Firth), do seu problema de gaguez e da sua subida ao trono de Inglaterra. É um filme bastante simples mas excelente, com um elenco magnífico e uma boa caracterização da época e das personagens. Eu comecei a ver o filme sem nenhuma expectativa, pois pensava que iria achá-lo aborrecido. Porém surpreendeu-me bastante pela positiva.

"The King's Speech" (título original) é um filme de 2010 realizado por Tom Hooper e com argumento de David Seidler, ambos receberam em 2011 o Óscar de Melhor Realizador e o Óscar de Melhor Argumento Original respetivamente. No elenco contamos com Colin Firth, Helena Bonham Carter, Derek Jacobi, Geoffrey Rush, Calum Gittins, Jennifer Ehle, Dominic Applewhite, Ben Wimsettt, Freya Wilson, Ramona Marquez, Michael Gambon, Guy Pearce, Claire Bloom, Eve Best e Timothy Spall, entre outros.

Baseado em factos verídicos, o filme aproxima-nos mais da história, podendo (ou não) criar em nós um querer saber mais sobre a história. Como já disse "O Discurso do Rei" caracterizou bem os anos retratados e achei genial terem incluido pelo menos um vídeo real no meio do filme e a caracterização dos atores está também excelente, Helena Bonham Carter está perfeita, Colin Firth também e notam-se algumas semelhanças entre Guy Pierce e Edward VIII, a sua personagem.

Colin Firth mereceu sem dúvida alguma o Óscar de Melhor Ator, pois 'carrega o filme às costas' e mostra-nos uma personagem que não desiste, façamos vénia a este desempenho. Já Geoffrey Rush, embora noemado, não venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário com a sua personagem Lionel Logue, a ultrapassar o seu problema de gaguez e proferir o seu importante e determinante discurso. Por tudo isto recomendo "O Discurso do Rei" vencedor também do Óscar de Melhor Filme em 2011. Definitivamente a não perder, vejam.



5*

Sem comentários:

Enviar um comentário