sexta-feira, 7 de março de 2014

2012



Para muitos "2012" é apenas outro filme catástrofe na carreira do seu realizador Roland Emmerich ("Ataque ao Poder"), mas para mim é um dos melhores filmes neste género cinematográfico. Ação arrebatadora, excelentes efeitos visuais e sonoros, um argumento coerente, uma história deveras cativante e nervos à flor da pele são os ingredientes deste épico blockbuster.

Tenho pena de não terem feito o filme em 3D pois adoro 3D, contudo adorei tê-lo visto no grande ecrã no ano em que estreou. Agora que Portugal tem IMAX era bastante agradável se "2012" fosse reposto nos cinemas, fica aqui a minha sugestão.

"2012" é deveras ficcional e os seus protagonistas têm bastante sorte, pois quase nem um arranhão tiveram com as catástrofes do fim do mundo tal como o conhecemos. Tem muita ficção científica, mas tem também alguns pontos realistas e críticas à sociedade: A criação das arcas para a elite é um exemplo, fazendo-me lembrar em parte o filme "Elysium".

O argumento é coerente e gostei bastante do que fizeram para explicar as causas do provável fim do mundo que iria ser a 21 de dezembro de 2012, as cenas iniciais são a meu ver muito interessantes e são o prólogo deste excelente filme.

"2012" está, no meu ponto de vista, dividido em três partes: O início da história remete-se aos acontecimentos antes de o mundo acabar que é quando se descobre que o Apocalipse pode acontecer, o meio do filme é o fim do mundo em si e todas as catástrofes provenientes desse acontecimento e as cenas finais são referentes ao Novo Mundo e pós-apocalipse.

Os efeitos visuais e sonoros são a melhor coisa do filme, a destruição de Los Angeles tira o fôlego ao espetador e parece que estamos a viver o fim do mundo ao lado dos personagens... Adorei! A cena do suicídio coletivo no México e a destruição do Cristo Redentor no Brasil são bastante realistas, arrepiei-me com elas.

A sequência passada na Europa foi também bastante conseguida, mas tenho pena que Roland Emmerich não se tenha lembrado de ter inserido em "2012" o nosso Portugal à beira-mar plantado. Uma coisa é certa o mundo não acabou em 2012, mas este filme ficou para a história e adoro-o.

Os personagens de que mais gostei foram Charlie Frost (Woody Harrelson) por ter trazido alguns momentos mais loucos e um pouco hilariantes à história, Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) por ter sido um dos heróis do filme e Jackson Curtis (John Cusack) por ter sobrevivido a várias peripécias durante todo o filme.

"2012", filme de 2009, conta com realização de Roland Emmerich que está também a cargo do argumento ao lado de Harald Kloser. Recomendo a 100% que vejam esta película e apreciem a sua história, os seus efeitos visuais e a sua épica banda sonora.

Em "2012" podemos contar com John Cusack, Amanda Peet, Chiwetel Ejiofor, Thandie Newton, Oliver Platt, Tom McCarthy, Woody Harrelson, Danny Glover, Liam James, Morgan Lily, Zlatko Buric, Beatrice Rosen, Alexandre Haussmann, Philippe Haussmann, Johann Urb, Patrick Bauchau, Karin Konoval, Kinua McWatt, Jimi Mistry, John Billingsley, Chin Han, Osric Chau, Tseng Chang, Lisa Lu, Blu Mankuma, Paul Tryl, Ryan McDonald, George Segal e Stephen McHattie, entre outros.



5*

Sem comentários:

Enviar um comentário