sábado, 1 de agosto de 2015

Cidades de Papel



"Cidades de Papel" (título nacional) é um filme excelente, com uma história que eu adoro e que em parte me identifico. É para ver e rever, recomendo vivamente pois é obrigatório.

"Paper Towns" (título original) é diferente do livro, que também é excelente. Encaro cada um como uma obra-prima diferente, ambos deixaram-me com um sorriso na cara e aconselho.

O filme é bastante diferente do livro e inverte um pouco a história cronologicamente, mas a essência está lá. Fui ver o "Cidades de Papel" no seu visionamento de imprensa e para não me atrasar fiz direta, tal não era a minha ansiedade para assistir ao filme e não me arrependo.

Estreado em Portugal a 23 de julho de 2015, este filme é brilhante e aconselho que o vejam. Contudo "A Culpa é das Estrelas", um filme também excelente e igualmente baseado num livro de John Green, consegue ser melhor do que "Paper Towns".

O filme "Cidades de Papel" tem uma história mais rápida, ao contrário do livro que é bastante mais aprofundado. Mas achei brilhante terem aprofundado no filme uma personagem que no livro não foi tão aprofundada, a Angela.

Angela era uma das minhas personagens do livro e terem-na aprofundado no filme foi uma mais-valia, algo que raramente acontece em adaptações de obras literárias. Isto a meu ver foi um trunfo que "Paper Towns", filme de 2015, aproveitou bem.

Por outro lado, no livro a personagem Becca teve mais destaque e no livro teve um bocadinho menos de destaque. E isso para mim foi excelente, pois odiava esta personagem.

Mas não gostei que no filme a sequência no Sea World tivesse sido apenas mencionada, pois no livro foi uma das minhas partes favoritas. Contudo ter visto o livro e o filme como obras distintas só me ajudou, pois adoro ambos.

"The Fault in Our Stars" é mais fiel ao livro e adorei o cameo que Ansel Elgort fez em "Paper Towns", simplesmente brilhante e algo hilariante. Sem dúvida que esta é uma fita a rever, já estou a contar os dias para sair em DVD.

Identifico-me bastante com os personagens principais de "Cidades de Papel", Quentin e Margo. Muitas vezes sou cuidadoso, meticuloso e tímido como o Quentin. E por vezes sou aventureiro, ou tento ser, como a Margo o é.

Ben é outro personagem que adoro e é tal e qual como o imaginei ao ler o livro, certamente um dos personagens de "Cidades de Papel" mais fiel à obra literária. E a casa de Radar também é como a imaginei, tendo sido uma das cenas mais divertidas do filme.

"Paper Towns" tem também uma banda sonora forte, muitas das músicas encaixaram excelentemente nas cenas. Quanto ao filme adorei ter-se focado mais na amizade no que na história romântica, outra mais-valia que refiro.

Gostei da química entre Cara Delevingne e Nat Wolff e do trabalho prestado por ambos no desempenho dos seus personagens, têm futuro na representação. Apesar de no livro Margo ser mais bitch do que no filme, a essência e as citações da personagem estão bastante vincadas. "Paper Towns" foi realizado por Jake Schreier, já o seu argumento esteve a cargo de Scott Neustadter e Michael H. Weber.

Em "Cidades de Papel" podemos contar com Nat Wolff, Cara Delevingne, Austin Abrams, Justice Smith, Halston Sage, Jaz Sinclair, Cara Buono, Josiah Cerio, Hannah Alligood, Ryan Boz, Meg Crosbie, Griffin Freeman, Caitlin Carver, RJ Shearer, Susan Macke Miller, Stevie Ray Dallimore, Jim R. Coleman, Ansel Elgort e Tom Hillmann, entre outros.



5*

Sem comentários:

Enviar um comentário